Secretário Municipal da Saúde e coordenadora dos ESFs participam de encontro estadual do setor

Secretário José Luiz Machado, esteve presente no encontro sobre Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde, realizado em Porto Alegre. 
 
 
 
 
O secretário municipal da Saúde, José Luiz Machado, e a coordenadora dos ESFs, Giovana Bogo, participaram nos dias 21 e 22 de agosto em Porto Alegre do “Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde”, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado (COSEMS/RS). Na oportunidade foram debatidos os problemas que a atenção primária enfrenta e o que poderá ser feito para obter melhorias.
 
José Luiz Machado destacou a importância do evento, da atenção básica, das ações individuais, envolvimento de familiares de quem realiza tratamentos, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional.
 
“A atenção primária é a porta de entrada e centro articulador para acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), por isso é tão importante que estejamos constantemente buscando a qualificação desse serviço”, disse o secretário após o evento.