Feira de Ciências organizada pela SMEd e realizada no Parque de Exposições foi um sucesso.

Prefeito em exercício Roque Feltrin, Presidente da Câmara, Jefferson Homrich, Secretário de Educação, João Carlos Reolon, e Coordenadora da 35ª CRE, Sandra Fagundes Franco presentes na Feira de Ciências.
 
 
 
 

Nesta quarta-feira, dia 21/08, aconteceu mais uma Feira de Ciências com a participação de escolas do município. “Energias Limpas e Renováveis” foi a temática da edição deste ano. O evento aconteceu no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas, em um belíssimo dia de sol e temperatura amena.

O prefeito em exercício Roque Feltrin, e o presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Homrich , secretários municipais, diretores, professoras de escolas, alunos e convidados prestigiaram a feira que aconteceu a partir das nove horas da manhã.

O secretário de educação João Carlos Reolon, ressaltou em seu discurso a importância do incentivo a produções na Feira de Ciência para o desenvolvimento dos alunos e das escolas em geral. Reolon também fez questão de enfatizar a recuperação da brinquedoteca do município montada no parque, que está sendo disponibilizada a cada semana para uma escola.

A feira reuniu todas as escolas municipais e estaduais de São Borja, e também teve a participação de uma escola particular, a Adventista.

26 experimentos foram apresentados aos visitantes, todos produzidos por alunos das escolas, com a supervisão de professores, a partir do tema proposto na edição deste ano, que reflete nas tendências globais de produção de energia elétrica limpa e sem afetar o meio ambiente.

As usinas hidrelétricas e as termoelétricas são prejudiciais para o clima e meio ambiente, uma pela alteração do ecossistema regional e outra pela grande queima de combustíveis.

Disse Reolon, que “é viável estudar fontes de energia que não afetem diretamente o clima, como a energia solar e a eólica, mesmo que ambas tenham custos mais elevados e não sejam geradas  ainda,  em grandes quantidades para suprir a demanda”.

O prefeito em exercício Roque Feltrin, fez questão de enfatizar a importância de levar para as crianças das escolas do município o tema escolhido para a feira “pois elas serão as responsáveis, num futuro próximo, pelas soluções para os problemas existentes no meio ambiente”.

Já o presidente da Câmara de vereadores Jefferson Homrich, destacou os trabalhos apresentados na feira de ciências deste ano, dizendo que “é uma forma diferenciada de aprendizado que desperta o interesse da criançada, afinal de contas se trata de um assunto que está muito presente no dia a dia de todos nós”.

 
 
Secretário Reolon com professores e convidados junto ao Brinquedoteca, uma das atrações disponibilizadas para as crianças durante a Feira de Ciências.
 
 
 
Participações e apoios
 
A feira também teve a participação da Unipampa, IFFar, UERGS, Senac e da 35ª. Coordenadoria Regional de Educação. Contou com o apoio da Acisb, Sindicado Rural, Sperandio Floricultura e Paisagismo e a Ervateira Rei Verde. A Secretaria da Saúde também esteve presente com a montagem do seu estande e de profissionais do setor no Parque Serafim Vargas.
 
 
 
Banda Municipal Tusnelda Lima Barbosa - Outra atração que marcou presença na Feira de Ciências no Parque do Sindicato Rural.