18º Festival de Bandas Escolares será realizado neste sábado no Cais do Porto.

      

A Secretaria Municipal de Educação em São Borja está mobilizada para a realização, neste sábado (17/08), do 18º Festival de Bandas Escolares. O evento marca o início da programação da Semana da Pátria/2019 e prevê reunir milhares de pessoas, a partir das 14 horas, no Cais do Porto, local de realização.

Serão 27 as bandas que participarão do festival. Já há alguns meses elas desenvolvem treinamentos e, de 05 a 14 de agosto, realizaram ensaios na área do Cais, palco das apresentações. A projeção é de que a programação estenda-se por cerca de nove horas, entre 14 e 23 horas. A opção entre as escolas foi no sentido de todas as atividades acontecerem no mesmo dia.

As bandas estarão dividas em três categorias. Na categoria A estarão sete representações - duas de Educação Infantil e cinco do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. Já na categoria B, do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, serão 11 escolas – quatro de Campo e sete da Cidade. A categoria C, finalmente, reunirá nove bandas ligadas a escolas de Ensino Médio.

A Secretaria Municipal de Educação garante serviço de transporte para todas as bandas, tanto para as do interior do município como da cidade. Cada escola, ao final da apresentação, receberá um Certificado de Participação. A mesma distinção será conferida ao instrutor e à baliza da banda.

 

Fogo Simbólico

Depois do 18º Festival de Bandas Escolares neste final de semana, está confirmada para o dia 20 de agosto a atividade seguinte das homenagens cívicas deste ano. Acontecerá o ato oficial de recepção da centelha de Fogo Simbólico da Semana da Pátria. A cerimônia será na terça-feira às 16h30min, na Praça XV de Novembro.

A representação local da Liga de Defesa Nacional e a Secretaria Municipal de Educação serão responsáveis pela coordenação do evento. Já às 8 horas de 1º de setembro, na Praça de Novembro, será a abertura oficial da Semana da Pátria. Na cidade, os dois desfiles cívicos previstos serão no dia 7.

Ordem das apresentações

A- Bandinhas

Francisco Miranda

Duque de Caxias

A- 1º ao 5º

Francisco Miranda

Neith Aragon Motta

República Argentina

Cetim Neuza Brizola

Aparício Mariense da Silva

B- 6º ao 9º campo

Liôncio Pereira Aquino

Osvaldina Batista da Silva

Ivaí

Olinto Dornelles

B- 6º ao 9º – sede

Viriato Vargas

Tusnelda Lima Barbosa

Vicente Goulart

Sagrado Coração de Jesus

Duque de Caxias

João Goulart Goulart

Ubaldo Sorrilha da Costa

C- Médio

Timbaúva

Tricentenário

Apparicio Silva Rillo

Getúlio Vargas

Arneldo Matter

Militina Alvarez

Olavo Bilac

Colégio Estadual São Borja(CESB)

Padre Francisco Garcia